Transtornos Alimentares
Distúrbios alimentares podem ser originados de hábitos alimentares que causam danos à saúde como a redução extrema ou consumo em excesso de alimentos.
Os distúrbios alimentares são comuns na adolescência e no começo da adulta. Eles estão relacionados a uma série de consequências psicológicas, como ansiedade e pressões sociais para o chamado ‘corpo perfeito’.
Esses transtornos levam os pacientes a adotar uma alimentação não saudável, o que gera diversos danos físicos e psicológicos. Entre os principais transtornos, estão a compulsão alimentar, a desnutrição, a bulimia, a anorexia, o DARS, a ortorexia e a vigorexia.
Para os transtornos alimentares, os programas de tratamento da TCC baseiam-se principalmente nas técnicas para a redução da ansiedade, automanejo do comportamento e modificação de cognições desadaptadas.
Essa abordagem relaciona pensamento, emoção e comportamento manifesto, e o tratamento tem como objetivo fazer com que o paciente examine a validade de suas crenças no presente e mude comportamentos disfuncionais.